[ editar artigo]

A madrasta da Isa

A madrasta da Isa

Eu sou a Gláucia, madrasta da Isadora e mãe da Mel. Isa é minha filha do coração, Mel é minha filha de 4 patas.

Sou atriz, formada em Artes Cênicas e Mestre em Teatro. Tenho muita experiência na produção de eventos culturais, já trabalhei no cinema, no teatro, dei aulas, fiz dublagens, viajei o mundo todo com meu trabalho.

Hoje eu moro na Itália e mudei um pouco de foco. Desde que fiz o reconhecimento da cidadania italiana me apaixonei pelas pesquisas genealógicas e resolvi trabalhar com isso. Agora me dedico aos estudos de famílias que emigraram ao Brasil, descobrindo as ligações cronológicas, afetivas e biológicas com o objetivo de localizar documentos.

E este novo mundo me convidou a refletir sobre a minha própria vida, sobre as novas conexões que fiz quando decidi casar com um homem que já tinha uma filha.

Estou na vida da minha enteada há 8 anos e hoje ela tem 10.

Quando nos conhecemos ela era muito pequena e o processo de aceitação não foi muito fácil. Não fui nomeada madrasta logo de cara e precisei de um tempo para assumir o posto e para encontrar o meu lugar de poder.

Eu sei o lugar que ocupo na vida da Isa e nunca disputei o lugar de mãe. Entendi que não faço parte da árvore genealógica dela. E que a minha árvore genealógica termina em mim, porque eu não tenho descendentes.

Percebi que a história de muitas famílias italianas é contada pelos homens. E que das mulheres pouco se sabe, porque suas histórias não foram registradas.

Isso me levou a escrever um livro que se chama QUEM É ESSA MULHER? e será publicado em breve.

Nele eu conto um pouco da minha trajetória como madrasta da Isa e as dificuldades em encontrar um espaço de acolhimento no início do processo. Também conto histórias de outras mulheres envolvidas  com a madrastidade e com a maternidade. E faço uma reflexão sobre o modelo de família patriarcal e hierárquico ao qual estavam submetidas as nossas nonnas.

Aqui neste espaço da Comunidade Somos Madrastas vamos poder compartilhar um pouco de conhecimento e de acolhimento!

Vem?

Somos Madrastas
Glaucia Grigolo
Glaucia Grigolo Seguir

Sou madrasta da Isadora e mãe da Mel, minha filha de 4 patas. Sou atriz e produtora cultural desde sempre. Hoje vivo na Itália e me dedido à pesquisa genealógica e busca de documentos para o reconhecimento da cidadania italiana.

Ler conteúdo completo
Indicados para você